3 de outubro de 2020

Participante de Pesquisa

Você tem interesse em se tornar um participante de pesquisa? Confira as informações abaixo e conheça um pouco mais sobre a participação em estudos clínicos.

Participante de pesquisa é o indivíduo que, de forma esclarecida e voluntária, ou sob o esclarecimento e autorização de seu(s) responsável(eis) legal(is), aceita ser pesquisado. Desta forma, toda a participação em pesquisa clínica é voluntária.

O processo de consentimento é o que possibilita que o voluntário tenha acesso a informações relevantes sobre a pesquisa e possibilidade de esclarecer dúvidas para a tomada de decisão em participar ou não de uma pesquisa. Algumas das informações que devem constar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) são: justificativa e objetivos do estudo, possíveis desconfortos, riscos e benefícios esperados, métodos alternativos existentes e procedimentos que serão realizados.

Fique atento! É um direito do paciente perguntar sobre todos os procedimentos e dúvidas relacionados à pesquisa, e é um dever do pesquisador esclarecê-las.

Mesmo após concordar em participar de uma pesquisa, o participante pode interromper sua participação a qualquer momento, sem qualquer prejuízo pessoal.

Os participantes de pesquisa têm sua identidade resguardada e todos os dados do estudo são confidenciais.

No Brasil, a participação em pesquisas clínicas deve se dar de forma gratuita, ressalvadas as pesquisas de Fase I ou de bioequivalência.

Quer ser um participante de pesquisa? Faça aqui o seu cadastro.

error:
CBED - Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia © Copyright 2020